segunda-feira, 25 de outubro de 2010

REGRESSANDO DE SAREPTA E CHEGANDO-SE AO POVO A FIM DE RESTAURAR O ALTAR


                   “Muito tempo depois, veio a palavra do Senhor a Elias, no terceiro ano...”.

            Ao longo de três anos, Elias viveu obedientemente em Sarepta de Sidom. Residiu na casa de uma viúva que havia sido ordenada pelo próprio Senhor a dar-lhe comida, enquanto muitas outras viúvas padeciam de fome devido a seca em Israel, que fora prenunciada pelo próprio profeta. No terceiro ano, portanto, Elias regressa a Israel.
 [Por favor, entendamos que Regresso não tem nada a ver com Retrocesso. Assim como os setenta discípulos (Lc 10), e nós mesmos em muitos ciclos das nossas vidas e ministérios, Elias regressou]

Em um determinado mês de 2007, eu e um amigo, nos hospedamos em um sítio do ministério Batista da Lagoinha, para um retiro de orações e jejum. Naqueles mesmos dias fomos convidados pela diretora de um seminário teológico para algumas ministrações.  Naquela ocasião recebi da parte da Deus um entendimento sobre o posicionamento específico designado a alguns de nós apartir daquele tempo. Foi muito interessante a forma como o Espírito trabalhou naquela reunião marcada pela intercessão e entrega. Lembro-me que durante a adoração, os alunos já testificavam e por isso proclamavam que “a farinha e o azeite não se acabariam”. Foi compatível ao que foi compartilhado comigo antes mesmo da reunião. Eles entenderam parcialmente o que o Espírito pretendia nos dizer, porém era necessário que compreendessem a necessidade de nos posicionarmos a fim de  fornecer o milagre.
Justamente. Neste caso, não somos a viúva. Ao contrário. Podemos ser uma “geração de Elias”! Ora, preciso rapidamente observar que quando me refiro a “geração”, fundamentalmente quero mencionar os conceitos de “gênero” e “DNA”. Isto é, PODEMOS TER EM NÓS O GÊNERO E/ OU O DNA DE ELIAS. Igualmente isto repetidamente se aplica à Josués, Davis, Josés, Paulos, Timóteos, etc.
Eu compreendo que a viúva citada pelo texto de 1 Rs 17, significa ministérios por hora esquecidos às margens do pseudo Israel.  São aqueles que não têm aparência evangélica, mas que são de igual modo, nação santa e povo escolhido. Que não aparentam propriedade alguma, mas que foram feitos propriedade (1 Pe 2: 5)! Respectivamente suas “Sareptas espirituais” indicam o seu estado. O profeta foi ao encontro daqueles que estavam às margens no mesmo ínterim em que muitos outros ministérios são terrivelmente oprimidos, caçados e que até mesmo dormem sob o domínio do espírito religioso de Jezabel que ainda seduz, manipula, controla e mata.   
Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias,
quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra;
e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom.(Lc 4: 25-26)
Passou-se por tanto mais de três anos! Depois de muito tempo começamos a deixar nossas Sareptas espirituais. Àqueles que obedeceram à ordem de ir até “as viúvas pelo deserto”, sobreviveram pelo milagre da multiplicação da unção e do suprimento. Interessante que também a pão e água, os cem profetas de Obadias são por ele alimentados às escondidas, enquanto Jezabel sanguinária persegue até a morte, todos os ministérios proféticos do Senhor! De fato, essa turma tem se alimentado de pão e água, e decorrentemente familiarizam-se a contextos de improbabilidades como cavernas, desertos e realidade de pobreza.  Estes têm sido sustentados tão somente pelo substancial.
 
Estamos regressando! Partindo do deserto de Sidom em direção a Israel a fim de restaurar o altar do Senhor que está em ruínas!
“Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele;
Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.” (1 Rs 18: 30)

Deixando Sarepta e chegando-se ao povo a fim de restaurar o altar!
Shalom!
No amor de Cristo e cooperando com Ele, Kelvin.