segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"AQUELE QUE É" NOS ANIMA

DEUS FALA A JOSUÉ E ANIMA-O

1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Este estudo me pareceu inicialmente muito prevesível, todavia insisti em concluí-lo, porque na medida em que eu escrevia, o texto se me revelava e me fornecia toda inspiração necessária! Mas o mais interessante foram as muitas confirmações temporais. Simples o meu artigo e maravilhoso o texto!

É importante fazer referência ao significado do nome Josué, que vem do hebraico “Yehowshua”, seu significado é: “Javé é a salvação”. Ele é sinônimo de Jesua, o restaurador companheiro de Zorobabel (Ed 3; Ag 1; Zc 3). Josué nasceu no Egito e tornou-se braço direito de Moisés durante o êxodo e a peregrinação pelo deserto. Era um excelente comandante militar (Ex 17: 8-13). Era o acompanhante de Moisés durante a entrega da Lei, no Sinai (Ex 24: 13). Foi um dos doze espias enviados para fazer reconhecimento da terra. Apenas ele e Calebe tiveram a fé e a coragem de sugerir o avanço (Nm 14: 6-9), e em conseqüência, foram os únicos a sobreviver aos 40 anos de peregrinação. Sua designação veio quando Moisés estava prestes a morrer (Dt 31: 14-15, 23).   

"Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel."

·       Depois da morte do profeta e lesgilador Moisés, o Senhor fala a Josué: “Moisés é morto; dispõe-te”, no hebraico “quwm”, que siginifica:  levanta; fica e permanece de pé; torne-se poderoso; entre em cena; seja estabelecido; seja confirmado; cumpra; persista; ratifica; estabelece; impõe; leve a levantar; erija; edifique; construa; traga a cena; desperte; provoque; instiga; constitua; faça ficar de pé; torne obrigatório; realize; leve a efeito. Podemos definir como uma palavra de comando com teor de incentivo, liberação e instigação!"

·       E completa: “passa este Jordão, tu e todo o povo”. Com isto queria dizer a Josué: passa, “abar”, ou:     atravesse; aliene; desfaça; transgrida (desta vez); ultrapasse; marche sobre; conclua; emigre; deixe; desapareça; cesse de existir nesta conjectura; leve a ultrapassar; faça atravessar. E Jordão, “Yarden”, lugar de humilhação; aquele que desce. Estavam do lado leste do rio, em um vale profundo que se colocava entre Israel e a terra que o Senhor lhe havia prometido. Ou seja, assim como é bem definida a função do Jordão, como um lugar de humilhação, também está bem claro o que o Senhor propõem a Josué que supere esse tempo, esta fase!"

Algumas definições desse momento:

1-   Passe (mas logo conclua) este tempo de humilhação;

2-   Marche sobre esta humilhação;

3-   Transgrida esta humilhação. No sentido de: Josué recebe agora uma autorização para infrigir esta lei (a da humilhação). Mas que fique bem claro que ainda existe um ato final de humilhação (teriam que passar pelo rio). Contudo, sugere que se completou este tempo;

4-   Aliene (por hora) esta lei (desta vez esta humilhação). Isto é: É hora de abandonar este deserto finalizando-o com a passagem pelo rio, para tão logo desfrutar do cumprimento da promessa;

5-   Deixe de existir em tal conjectura; desapareça;

6-   Leve a ultrapassar; faça ultrapassar (sempre comunicando essa libertação também ao povo, afinal é por causa deles que estamos aqui e que existimos);  

7-   Deixe este vale, passe de uma vez por essa humilhação (rio) e prossiga rumo à promessa!


Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado”.

·       A palavra “vosso” está no plural, o que indica que a promessa foi dirigida a Josué, mas também a todo o povo de Israel. Onde pisarmos, esses lugares nos serão dados. A nós e também ao povo!

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

·       Ninguem, “iysh”que significa: homem; ser humano; homem grande. Te poderá resistir, “yatsab”: tomar o teu lugar. 
         Isto é, nenhum homem por maior ou mais poderoso que seja, poderá usurpar, lograr, nos atrapalalhar, ou se contrapor.    

·        Todos os dias das nossas vidas. 

     ·       A presença divina não é apenas um conceito geral, ou uma experiência mística, mas a presença de Deus é que nos fará cumprir as suas promessas (Mt 28: 19).


“Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.”    

·       Primeira vez que Javé disse “se forte e corajoso”.  A confiança que se baseia na promessa de Javé é a essência da fé (9: 18; 8: 1; 10: 8, 25; 11: 6). Sê Forte, “chazaq”: prevaleça, fique firme, torne-se rígido, restaure a força, torne-se arrojado. E corajoso, “amatz”: bravo, resoluto, audacioso, seguro, firme, determinado, mostrar-se superior, mostrar força, sentir-se forte. Esforça-te e tenha bom ânimo são sinônimos!

·       Herança é uma coisa que foi entregue no passado, como por exemplo o chamado, o ministério, a unção para determinado funcionamento, dons, nações, etc. É necessário ressaltar que aquele que recebe a herança tem também a sua responsabilidade (1 Pe 1: 4).


"Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.

·       Fazer. A ação indica a obediência daquele que recebeu do Senhor uma ordem. A fé e a obediência devem coexistir e cooperarem.

·       A Lei inclui promessas, mandamentos, e inclusive a revelação de determinada palavra (Ex 32: 16).

·       Não parecer bem sucedido apenas, mas ser bem sucedido dentro dos termos que o próprio Senhor estabelece. Isto não pode ser compreendido simplesmente como uma recompensa obtida mediante a obediência, pois a promessa foi feita antes  mesmo de qualquer ato de obediência. Seria mais coerente compreender que essa prosperidade é algo que pode ser perdida devido à desobediência.

"Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de FAZER segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido"
  
·       Nao deixe de falar desta promessa.

·      Para fazer o que instrue a promessa (para cumprir seu chamamento), é necessário investir muito tempo meditando nesta. Somente assim fará segundo tudo o quanto te foi prometido. Meditar significa buscar o entendimento da promessa feita, sugere proferir, rugir, conspirar. Portanto: Ruja aquilo te foi dito! Ruja o que te foi testificado por imposição de mãos! Ruja a unção! Ruja sua missão! Ruja seu ministério! Ruja suas convicções! Ruja o chamado! Ruja Cristo! 

·       Então - A sua prosperidade está condicionada a sua meditação e a sua ação (fé e obediência). Em outras palavras, e de uma forma mais esclarecida e esclarecedora, ser bem sucedido no cumprimento do propósito pelo qual você foi chamado, depende justamente do quanto se conspira aliado do quanto se que age! Conspire e funcione! 

"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares."

·       Quem prometeu? Quem mandou? Foi Deus ou foi o homem.  

·       Por isso Ele diz, mais uma vêz para ser forte e corajoso. Forte, “chazaq”: prevaleça, fique firme, torne-se rígido, restaure a força, torne-se arrojado. E Corajoso, “amatz”:  bravo, resoluto, audacioso, seguro, firme, determinado, mostrar-se superior, mostrar força, sentir-se forte.

·       Não temas, “arats”: não se deixe oprimir, não se receie, não se estremeça, não se aterrorize, não se apavore.  Nem te espantes, “chathath”: sem se quebrantar, sem se abalar.

·       Porque  Javé Elohiym (aquele que é e que nos governa), é conosco por onde quer que  andemos. Por onde quer que entendamos que precisamos ir e estabelecer, conduzindo o seu povo.

      Esta carta se refere a um sacerdócio que têm se colocado à inteira disposição do Senhor e do seu povo (sim porque o povo não é nosso, mas dele)! Tudo o que amávamos fazer era observarmos nossos pais conduzindo o povo em nome do Senhor. Agora chegou a nossa vez! O que temos que fazer agora é observarmos todas aquelas promessas anteriormente feitas a nosso respeito e correspondermos com nossas ações que explicam nossa obediência! Estamos recebendo uma ordem: de correspondermos a todas àquelas afirmações que nos foram feitas pelo Senhor e pelo seu corpo!  

O deserto e o vale do rio,
limitavam nossas fronteiras.
Por isso, passemos o deserto e o vale!
Porém, antes da conquista, o convite:
“Se forte e corajoso”!
Todo lugar que pisarmos nos será dado!
Levanta-te e leve a efeito!

Shalom
No amor de Cristo e cooperando com Ele, Kelvin.